3 Dicas de café da manhã saudável
Eu não sei você, mas a gente acha o café da manhã a hora mais gostosa do dia! É um momento para sentar com a família, comer coisas deliciosas, como leite, pão, bolos e frutas, e ainda fazer planos para as próximas horas. Se não for a melhor refeição de todas, é a que abre o dia – e, por isso mesmo, precisa ter consistência de café dos campeões!
Embora muitas pessoas mal tenham tempo para apenas um cafezinho rápido, o desjejum tem a sua importância dentro da nutrição diária, nos ajudando a compor o “banco de energia corporal” para as atividades que virão.
Antes de entrarmos na questão do “café da manhã é a principal refeição do dia – mito ou verdade?”, vamos deixar claro que toda refeição tem o seu valor e importância na rotina alimentar de crianças e adultos. Assim, a grandeza do café da manhã no cardápio é mais uma questão de preferência individual do que prioridade nutritiva. O que não pode, de jeito nenhum, é pular refeições ou basear cada uma delas em itens de pouco valor nutricional.
É nessa hora que você diz: “fácil falar quando não se tem filhos que não querem tomar o café da manhã nem por reza!”. Nos solidarizamos, senhora mamãe. Ir para escola sem tomar ao menos um copo de leite é, para alguns, motivo para castigo, e o jejum matinal é uma péssima ideia para a jornada de aprendizados que se segue.
Ver no café da manhã a refeição mais importante do dia faz todo sentido, já que, como dissemos ali em cima, é nele que está o “start” para o dia. O raciocínio é o seguinte: passamos em média oito horas em jejum (que é o momento em que estamos dormindo) e, ao acordar, o corpo está sedento por nutrientes. A melhor forma de saciá-lo é… o café da manhã.
Como é o café da manhã ideal?
O desjejum é considerado importante justamente por fornecer vitaminas, minerais e fibras ao organismo, garantindo mais disposição, energia e vitalidade para o dia que está apenas começando.
No entanto, por mais que o café da manhã seja um momento de prazer, não estamos nos referindo à aquela mesa farta de hotel de férias, com muitas tortas, bolos, biscoitos amanteigados, doces e outras guloseimas. Estamos falando do cardápio diário, em que devemos levar em consideração a qualidade de tudo o que é servido à família.
Por ser a primeira refeição do dia, é importante incluir nesse momento fontes de carboidratos (pão, frutas e biscoitos), proteínas (ovos, queijos e iogurtes) e fibras (aveia, granola e linhaça).
O ideal é que você varie o cardápio diariamente, para não ficar enjoativo. Como sugestão, elaboramos 3 dicas de café da manhã saudável. Veja!
Dica 1 – Pão, queijo e suco de laranja
Essa dica é para quem gosta de algo mais rápido, que não exige muito tempo de preparo. Mas atenção: dê preferência aos pães elaborados com farinha integral, que são mais saudáveis e contêm fibras que ajudam na saciedade.
E nada de suco de caixinha! Para ser saudável, a laranjada precisa ser natural.
Quanto ao queijo, os mais indicados são cottage, ricota ou queijo minas.
Dica 2 – Café com leite, pão e uma fruta
Esse desjejum é bem tradicional. O famoso café com leite e pão com manteiga deve ser renovado de forma a ficar mais leve e saudável.
Pra começar, prefira leite desnatado, café sem açúcar e pão de cereais. Se seu paladar for de manteiga, use manteiga, não margarina e similares, mas sempre que possível opte por geleia de frutas sem açúcar ou requeijão light. A porção de fruta fica à sua escolha.
Dica 3 – Fruta, iogurte e cereal
Essa dica é preciosa, pois é rápida e contém tudo o que o corpo necessita para começar o dia bem disposto.
Pegue um pote de iogurte desnatado ou de sabores Trevinho, acrescente uma porção da fruta que desejar (sugestão: banana, maçã ou pera) e misture cereal matinal sem açúcar. Esse combo deixa qualquer alma pronta para começar o dia, até porque o iogurte possui a maioria dos nutrientes de que o organismo precisa.
Da próxima vez que pular o café da manhã parecer uma boa ideia, repense! Também não caia na tentação de encher a pancinha com alimentos pouco nutritivos, que vão te dar fome cinco minutos depois de sair de casa. Lembre-se que existem opções deliciosas e saudáveis de desjejum que estão aí para melhorar seu dia e evitar as consequências do corpo sem energia, como falta de disposição e mal estar.
Pra fechar o cardápio de café da manhã da família com chave de ouro, nada como contar com o auxílio de um profissional de nutrição no processo. Com ele, reinvente seu desjejum, crie receitas, faça um cardápio semanal com as opções que você tem em casa e conte sempre com os produtos Trevinho para incrementar o seu café da manhã.
Postado por em 10/mar/2021